Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Guy Fawkes

Você já deve ter visto — ou até mesmo usado — a famosa máscara de Guy Fawkes, a qual você pode ver na imagem acima. Branca, com bochechas rosadas e o característico bigodinho voltado para cima, ela acabou sendo popularizada pelos integrantes do grupo Anonymous, que usam esse acessório ao aparecem em público para esconder suas identidades quando saem para protestar.
Com isso, a máscara acabou se tornando uma espécie de símbolo da luta contra governos autoritários. Entretanto, de acordo com o The New York Times, como o acessório apareceu no filme “V de Vingança”, de 2006 — cujo enredo gira em torno de um grupo de anarquistas que desafia um governo autoritário —, a Warner, detentora dos direitos da imagem, ganha royalties sobre cada máscara que é vendida. Ou pelo menos deveria!
Segundo a publicação, graças à ajudinha do pessoal do Anonymous, a Warner faturou US$ 28 bilhões (cerca de R$ 60 bilhões) com as vendas das máscaras só no ano passado. Além disso, o grupo também tornou o famoso acessório em um campeão de vendas nos EUA, passando a perna em máscaras de personagens como o Batman, Darth Vader e Harry Potter.

Caso você não saiba, a máscara foi inspirada em uma pessoa real — Guy Fawkes —, que foi condenada à forca na Inglaterra em 1606 por planejar a explosão do Parlamento do Reino Unido. Todos os anos, no dia 5 de novembro, os britânicos celebram a memória desse personagem com fogueiras e queima de fogos de artifício.

Nenhum comentário: